terça-feira, 8 de julho de 2014

Uma salada de tom oriental

Acontece-me andar pelo supermercado e comprar coisas porque me apetecem, porque logo hei-de arranjar forma de as usar, mas, às vezes, acabarem por se estragar. Ontem ia sendo assim. Dou exemplo porque mostra que há sempre forma de se inventar uma coisa simples mas engraçada, com alguma ideia, e também porque, sendo uma salada, vai bem nesta época. Aqui vai então uma salada de rebentos de soja.
Para duas pessoas. 300 g de rebentos de soja, 6 folhas tenras de alface, 1/4 pepino, de bacon, 80 g de cogumelos shitake, 50 g de bacon ou de toucinho fumado. Molho: 2 c. sopa de sake, 2 c. sopa de molho de soja, 1 c. sopa de mirin, sal, pimenta, gengibre, piripiri.Lavar os rebentos e as folhas de alface e ferver em água já a ferver, um minuto. Levar com água fria e reservar. Cortar o bacon em tiras estreitas, ao longo da largura e alourar moderadamente em margarina dietética de cozinha. Escorrer bem, secar com papel absorvente e juntar aos legumes. Cortar os cogumelos aos quartos e saltear num fundo de óleo, a lume alto, mexendo bem, retirando quando ainda estiverem crocantes. Juntar à salada. Levar ao frigorífico até arrefecida mas retirar cerca de 15 minutos antes de servir. Preparar o molho, juntando todos os ingredientes. Embrulhar a salada no molho.
Mesmo os ingredientes do molho se encontram facilmente num bom supermercado, por exemplo na secção de cozinhas exóticas. Se não houver sake, não faz mal um vinho branco ligeiro e o miri pode ser substituído por um vinho licoroso.