segunda-feira, 10 de março de 2014

Estou sempre a aprender

Desde há algum tempo, tendo começado por brincadeira de uns bem divertidos e passando a coisa séria, reina a moda de “o melhor do mundo”. Há uma versão especial desta afirmação perentória de quem não sabe nem pode saber mais do que a sua própria experiência permite. É o melhor do mundo segundo Miguel Esteves Cardoso (MEC).

MEC sabe de tudo e sobre tudo opina como árbitro de elegâncias. Ele sabe as regras ínfimas sobre o chá perfeito, até se leite primeiro ou chá primeiro. Ele conhece sempre, mesmo que a léguas de Colares, o único fornecedor decente de salsa ou de coentros. Opina sobre todas as suas séries televisivas, que ninguém consegue ver em 24 horas diárias. Ele e a sua Maria João, sempre despudoradamente exposta à quebra de privacidade nas crónicas de MEC, entretêm-se no jogo ultra-snob de se esconderem um do outro na perfumaria para escolherem uma fragrância (claro que ele nunca diz perfume) que depois verificam que condiz com a escolha do outro. irresistível, como “charme discreto da burguesia” (decadente).

Para o que conta neste blogue, centro-me nas divagações gastronómicas de MEC. Vive de saber que quem sabe não está para perder tempo a corrigi-lo. Quando ele escreveu um chorrilho de erros pedantes sobre bivalves, foi desfeito, elegantemente, por um especialista. Também eu uma vez, neste blogue, mostrei a ignorância de MEC sobre a gastronomia açoriana, por ele discutida num capítulo do seu livro “Em Portugal não se come mal” e em diversos artigos nos suplementos do Público.

E foi também agora no Fugas que aprendi tudo o que, superiormente, MEC tem a ensinar-nos sobre a arte única de preparar caipirinhas. Admito que estou pior colocado do que em relação à gastronomia açoriana. De caipirinhas (não falo das variantes em ochka e similares) só sei o que me ensinaram duas competentíssimas amigas brasileiras, o que provei em muitos e conceituados bares ou em botecos mesmo populares, no Rio ou em Salvador e, já que estamos em época de YouTube, tudo o que por aí anda de vídeos com demonstrações de barmen reputados. 

Assim, quem sou eu para duvidar do que são as regras máximas de MEC? Que o gelo deve ser em cubos, quando uma das tais amigas, dando-me a tarefa de a ajudar, me vigia sempre o tamanho do gelo que estou a picar? Fora isso, as regras são tudo o que qualquer pessoa comum sabe cá deste lado do mar: cachaça de boa qualidade, limas em bom estado e retirada a parte branca central, cortada em gomos que são cuidadosamente premidos contra o açúcar, sem esmagar demais. É novidade?

Mas no meio da minha ignorância sobre esta lição de MEC, há coisa em que provavelmente tenho muito maior experiência: o limão galego. Duvido de que MEC alguma vez o tenha comido, coisa que fiz desde criança, numa ilha em que eles são vulgares e indispensáveis em alguns pratos tradicionais, como os torresmos de molho de fígado.

Diz MEC que a caipirinha genuína é feita com o limão galego, hoje muito difícil de encontrar. Não sei onde foi buscar essa informação, mas não a ponho em dúvida, admitindo que a fonte de MEC é fidedigna. O que é bem sabido é que hoje toda a gente, mesmo a mais conhecedora e profissional, usa no Brasil o que cá se chama lima, a lima verde.

Nesta história de limas e limões, MEC enreda-se como quem não domina muito a botânica. Começa por designar o limão galego como Citrus aurantiifolia, quando de facto é Citrus x aurantifolia. O x quer dizer coisa muito importante, que se trata de um híbrido e não de uma espécie. Ao que julgo saber, não é assim tão rara no Brasil e usa-se indiferentemente da lima mais comum, dependendo do gosto – o limão galego é mais ácido e, nos Açores, tem um pequeno toque de sabor a laranja. A lima persa, a outra mais vulgar variedade e a que mais nos chega cá, é também chamada, como diz MEC, a lima Taiti, um híbrido com designação científica Citrus x latifolia. Não deriva é de limão da Pérsia, que não é, como escreve MEC, o Citrus aurantium, designação sim da laranja amarga. É, sim, o também chamado limão doce, Citrus limettioides. Quanto ao outro progenitor, que dá o nome latifolia, é uma outra espécie, conhecida como limão Bearss. Quanto ao limão cravo (Citrus limonia) de que fala MEC, um híbrido de mandarina e limão, não tem nada a ver com esta história.

NOTA – Fiquei com curiosidade sobre a fontes de MEC. Duvido que tenha recorrido a boas fontes científicas, sobre citrinos. Encontrei o que talvez ele tenha lido, tão semelhantes são as “informações”: alguns sítios da net, de amadores, sobre cozinha brasileira.

6 comentários:

  1. Finalmente alguém com coragem para dizer que o rei vai nu!

    ResponderEliminar
  2. Brilhante. Mas o MEC faz-nos falta. Até para conhecer e ficar imediatamente fã dos torresmos de molho de fígado. Citrus, saúde!

    ResponderEliminar
  3. E o MEC responde com uma bofetada de luvas brancas no "Fugas" deste sábado, 15 de março. Por mim, gosto dos dois.

    ResponderEliminar
  4. assim se aprende elegantemente, com ambos.

    ResponderEliminar
  5. Qual elegância?... Leio acima e coisa que não vejo é elegância, precisamente.
    Lamento que na internet se tenha a tendência para se levar a crítica para o campo pessoal, mesmo quando esse aspeto é totalmente irrelevante para desmontar os argumentos do criticado. Lamento que só raras vezes a crítica assuma um tom honesto, que valha por si só e com um tom amigável ou, vá lá, pelo menos civilizado. E com mais pena fico quando os textos e conhecimentos de João Vasconcelos Costa me parecem excelentes e inspiradores, pois a perda é maior.

    ResponderEliminar
  6. Estou sempre pronto a considerar as crítícas que me fazem e quanta vezes lhes reconheço razão. Não é o caso, porém, do comentário anterior. Só me parece que abordei aspectos pessoais de MEC no 2º parágrafo e não me parece que sejam irrelevantes. Hoje, quem se expõe na comunicação social e, principalmente, quem quer de alguma forma contribuir para a informação ou formação dos outros deve ter credibilidade, sujeitando-se a críticas sobre a sua atitude geral, para além do que escreve. Aliás, não toquei em nada de privado. Tudo o que disse é dito pelo próprio MEC, por exemplo o que se passa na vida do casal.

    Nota - normalmente, não respondo a comentários anónimos, da mesma forma que nunca os faço. Neste caso, abro excepção. Para que se veja que este meu hábito de assinar o que escrevo mostra desonestidade e incivilidade.

    ResponderEliminar