terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mais truques


Dei por que este fim de semana não escrevi e tenho de fidelizar leitores. Aqui vão, à pressa, mais uns truques do que julgo ser boa técnica.
Ervas. Habitualmente só junto ervas quase no fim dos cozinhados, muito menos as moo, com uma exceção, a de as incluir no refogado inicial. O louro é caso bem conhecido e até o retiro depois de tudo refogado.  O outro caso são os desprezados talos de salsa e coentro. Picados e juntados à cebola e ao alho, ou às chalotas, dão excelente refogado. Relembro também, como aqui já disse, os grelos da cebola quando já velha e o bolbo é para o lixo.
Ovos. Em muitas receitas, é juntar apenas ovos inteiros, mais ou menos batidos. É como estrelar ou escalfar um ovo inteiro, sem usar do requinte de trabalhar separadamente gema e clara. Há dias, notei uma das coisas que dá fama a um aliás banal tiramisu mas excelente quando feito pela morena. Nada de bater os ovos inteiros. Primeiro as gemas batidas com o açúcar, só depois incorporar delicadamente as claras em castelo. Isto serve também para melhorar excelentemente muitas massas ligeiras, como crepes, panquecas, waffles.
Bife. À marrare ou à café, minha perdição como já aqui tanto discuti, a propósito de “à” café ou “com” café. Creio que não referi um truque banal, tão banal que esquecemos, mas importante. O bife é primeiro frito e o molho vem depois. Entretanto, reserva-se o bife, o tempo do molho. Importante, vejam o que ele ainda destila de suco já depois de retirado da frigideira e repousado. Este suco, regressado à frigideira à última da hora, é essencial para a qualidade do molho.

7 comentários:

  1. Dicas fundamentais que é sempre bom relembrar :)

    ResponderEliminar
  2. Dicas elementares, meu caro Watson... Só mesmo para iniciados!...

    ResponderEliminar
  3. Lembro que este blogue não é lido só por iniciados.

    ResponderEliminar
  4. OK! Mas a verdade é que há neste blogue uma grande discrepãncia entre o tipo de dicas e o tipo de receitas que são normalmente apresentadas. Eu defendo que os temperos, ervas, refogados, molhos, etc, devem servir para enriquecer mas nunca para esconder o sabor natural da matéria- prima de base, seja ela peixe, carne, legumes ou fruta. Sou verdadeiramente adepta de uma cozinha que privilegie acima de tudo a qualidade dos produtos utilizados e saiba valorizá-los, na linha do que defende Ljubomir Stanisic (cuja criatividade, talento e defesa do que é português eu muito aprecio).

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de esclarecer duas coisas:
    1. A discrepância de que falei no meu anterior comentário refere-se ao carácter elementar das dicas vs o carácter sofisticado, e por vezes até rebuscado, das receitas propostas.

    2. No entanto, muito aprecio a versatilidade de João V. Costa, bem expressa no seu site pessoal e nos seus blogues, que vai mantendo com uma constância que igualmente admiro. Considero sobretudo curiosa esta sua veia gastronómica que tem vindo paulatinamente a exprimir e a aprofundar com visível prazer (e bem acompanhado) ao longo da ultima década, em paralelo com a actividade académica. 'Nature' ou 'nurture' eis a questão...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo, aceito que tenha razão. A ideia de escrever alguns truques veio de alguma insistência de amigos não iniciados, mas admito que não casa com o tom geral do blogue. No entanto, parece-me que alguns casos foram úteis, como por exemplo o do arroz, dado que até em restaurantes se vê tão maltratado.

    Agradeço-lhe a crítica e as boas referências que faz ao blogue

    ResponderEliminar
  7. Aceitei a crítica mas fiquei a pensar. Como é que podemos imaginar o que os nossos leitores pretendem? Sem comentarem no blogue, alguns me escrevem a pedir-me mais dicas destas. E afinal, só para falar deste "post" que até confessei que era apressado, quantos leitores, mesmo iniciados, incluem talos picados de salsa e coentros nos seus refogados, bem como rama de cebola deixada a grelar? Quantos fazem massa de crepes com gemas separadas das claras batidas? Quantos deixam repousar e destilar o bife antes de terminarem o molho, geralmente feito com o bife na frigideira? Os meus comentadores exigentes certamente que sim, mas são exceção.

    ResponderEliminar