sábado, 8 de janeiro de 2011

Receita literária (camarões dos dias do fim)




É vulgar encontrarmos na nossa literatura, basta ler Eça, descrições saboridas de repastos, desde os ovos com linguiça da tasca do Ramires até ao esmerado jantar que o João da Ega oferece ao Cohen, com a pior das intenções. O que não tinha encontrado até agora, se não estou em erro (esquecendo porventura algum exemplo de Jorge Amado), é receita por inteiro em página de romance. Nem têm nome, os camarões assados que Ricardo de Saavedra descreve em “Os dias do fim”.

São marinados com azeite, sumo de limão e cebola, depois grelhados e brevemente assados no forno com a marinada entretanto apurada. Como não sei quem é o autor da receita, nem o livro o revela, permito-me modificá-la, embora, por homenagem a um autor desconhecido, chamando-os de camarões dos dias do fim.
Para 4 pessoas. 1,5 kg de camarão tamanho 20/30, 2 cebolas, 1 cabeça grande de alho, 2 dl de azeite para a marinada, 5 limões, sal grosso, 1 folha grande de louro, piripiri a gosto. 3 c. sopa de azeite, 1 cálice de aguardente, 1 c. café de gengibre ralado ou em pó, ½-1 c. café de açaflor, 4 c. sopa de leite de coco, 1 raminho de coentros.
Cortar as cascas dos camarões pelo dorso e remover a tripa verde. Numa caixa com tampa, envolvê-los bem com o sal, piripiri, o alho picado grosso e o sumo de limão. Cobrir com a cebola às rodelas finas e regar com o azeite. Tapar e deixar no frigorífico para o dia seguinte.
Escorrer os camarões e grelhar, de um lado e outro, em chapa bem quente. Reservá-los e desglaciar o fundo com um pouco de água.
Aquecer o resto do azeite e alourar a cebola da marinada, escorrida. Flamejar com a aguardente e juntar o resto do líquido, com o alho mas sem o louro, mais uma c. chá do desglaciado. Temperar, juntar o leite de coco e deixar apurar, a lume médio, sem deixar secar demais o molho. Depois de apagar o lume, juntar os coentros picados.
Colocar os camarões numa assadeira, regar com o molho e levar ao forno pré-aquecido a 150º, durante 15 minutos.
Acompanhar com batatas secas (ideia de DVC, a quem fica aqui registado o agradecimento). Cortar as batatas em lâminas finas, com mandolina, e deixar duas horas em água com sal e temperos a gosto (ervas, especiarias, molhos fortes, etc.). Escorrer muito bem sobre um pano e dispor em uma camada num prato para ir ao micro-ondas, em potência máxima, durante 2 minutos. Abrir a porta para “refrescar” e aquecer mais 2 minutos, de preferência virando as lâminas de batata.

Sem comentários:

Enviar um comentário